26 de janeiro de 2018

[K-Drama] Solomon's Perjury

Oi gente, tudo bem com todo mundo?
Hoje voltei com mais uma resenha. De verdade, estou gostando do ritmo das postagens com resenhas aqui no blog. Talvez pra quem acompanha por outro motivos e nem goste da Coréia, não seja algo bom. Mas estou curtindo muito dar minha humilde opinião (e conversar com vocês) a respeito das novelas coreanas!
Agora chega de enrolação e vamos á resenha o/

Image result for solomon's perjury

Título: Solomon's Perjury (솔로몬의 위증)
Episódios: 12
Ano/BN: 2016-2017 / JTBC

Eu já queria assistir esse drama fazia um tempinho, mas acabava que eu sempre tinha outros na frente pra terminar, ou que estavam "mais urgentes" na minha listinha pessoal. Até que a Netflix o adicionou ao catálogo, e aproveitando a oportunidade de estar assistindo um drama em lançamento (toda sexta-feira tem 2 episódios novos), decidi finalmente pegar pra ver.

Image result for solomon's perjury

Minha sinopse
Após a morte misteriosa de um aluno da prestigiada escola Jong Guk, a polícia e o comitê da educação fazem de tudo para o caso ser esquecido logo, e apontam o acontecimento como suicídio. Mas as coisas voltam á tona quando a representante da classe 11 e um repórter sensacionalista recebem uma carta-denúncia afirmando que na verdade, Lee So Woo (o aluno) havia sido assassinado.

Personagens
Lee So Woo (Seo Young Joo): o aluno que é encontrado morto. Uma pessoa que sofria de depressão e que um dia acaba brigando com o valentão da escola e decide sair do ambiente por conta própria.
Achei o ator muito bom (os atores do elenco num geral atuaram muito bem) e acho que ele fez um papel inspirador, mas ao mesmo tempo "humano", no sentido de ensinar uma lição para o telespectador.

Image result for solomon's perjury young joo

Ko Seo Yeon (Kim Hyun Soo): a aluna mais inteligente da escola (provavelmente) e representante de sala. Ela é bem focada nos estudos e não é de falar muito. Nos 2 primeiros episódios eu achei ela meio chatinha, por não "fazer nada" e só ligar pra estudar mesmo. Mas no 3º episódio ela já virou legal.

Image result for solomon's perjury kim hyun soo

Han Ji Hoon (Jang Dong Yoon): o aluno da escola de artes que é bem talentoso, inteligente e bonito (pra mim ele nem era tão bonito assim, na verdade). Ele decide por conta própria que quer participar do julgamento dos alunos da escola alheia, e por conta disso gera comentários e suspeitas de algumas pessoas. 

Image result for solomon's perjury ko seo yeon

Bae Jun Young (Seo Ji Hoon): o cara quietinho (e super alto!) que faz parte da turma e está sempre disposto a ajudar a Seo Yeon... Achei ele uma gracinha, o ator tem um futuro muito promissor se continuar desse jeito!

Image result for solomon's perjury bae joon young

Choi Woo Hyuk (Back Cheol Min): o aluno valentão que tem o pai rico e que sempre se safa de tudo por conta disso. Ele se mete na história após uma denúncia de um de seus próprios colegas de classe. Gostei bastante do ator; por ter uma aparência mais "velha" ele parecia mesmo intimidante perante os outros alunos.

Image result for solomon's perjury woo hyuk


A Temática
O diferencial do julgamento no drama é, obviamente, o fato de ele ser feito pelos próprios alunos. Eles organizaram tudo, escolheram a dedo o júri, investigaram todos os fatos (com a ajuda da polícia e de outras pessoas) e descobriram a verdade por conta própria.
Achei isso super inovador. Tá certo que a escola ficou contra em todo o tempo, mas isso só servia para incentivar mais a situação. Queria ter metade da coragem que o pessoal - e a Ko Seo Yeon - tiveram, pra poder se arriscar, arriscar suas vidas escolares e pessoais por uma causa altruísta.
As lições já começam aí :)

   
   

   

O Mistério
Tá certo que o drama não tem nada de "assustador" ou muito misterioso, mas a gente fica naquela "agonia" pra descobrir o que realmente aconteceu com o So Woo, porque toda hora tinha uma nova informação, ou alguém aparecia como testemunha pra contar algum fato importante e etc. As pequenas cenas de flashbacks eram na medida certa pra mostrar tanto aos alunos, quanto a nós, os acontecimentos desde 3 meses antes da morte do So Woo e por diante.

   
   

Os Assuntos Sérios
'Solomon's Perjury' trata sobre bullying, assassinato, suicídio, depressão, problemas de família, atentados e a lista continua. Por ser uma novela com apenas 12 episódios, você pode pensar que não tem tempo pra tratar sobre todos esses assuntos, mas dá sim. O(a) roteirista de 'Solomon's Perjury' conseguiu encaixar e organizar tudo pra não deixar pontas soltas e pra ninguém botar defeito.
Todas as personagens, desde as que mais apareciam, até as que a gente via com menos frequência (incluindo o repórter engraçadão, hahahah eu gostei dele!), todo mundo é importante em alguma momento.

  

   

Música
O drama não tem Ost. Fui procurar, mas não achei nada. Tentei procurar a abertura do drama, mas nem nisso tive sucesso. Então colocarei o teaser (legendado em inglês) ao invés disso, beleza?



Pontos Negativos
Casinha das Gifs Algo que me incomodou bastante em algumas partes (mas talvez seja apenas proposital no roteiro), foi que durante o drama inteiro, muuuuitas coisas foram escondidas de propósito da Seo Yeon. Eu senti que as pessoas, até as que estavam do lado dela, não contavam a verdade, ou omitiam fatos importantíssimos. Talvez isso seja algo importante para a história, como eu disse, mas eu não gosto de me sentir no escuro e como a visão da Seo Yeon era a mesma visão que a nossa, eu me senti assim várias vezes.

Casinha das Gifs O Ji Hoon, o menino dos segredos, foi uma personagem que me deixou dividida. Tinha horas que eu achava ele uma das melhores personagens, mas em outras eu fiquei com muita raiva dele. Sinto que muita coisa poderia ter sido evitada se ele parasse de esconder tanto.
Mas isso provavelmente foi algo que me incomodou, porque vi pela internet que a maioria amou ele (e odiaram outra garota da escola, a Joo Ri, sendo que eu gostei dela desde o início).


Classificação: **** (ótimo).
Recomendo á todos. A conclusão final do drama á maravilhosa e os últimos episódios me renderam algumas lágrimas. Sobre o final: acertei de novo. Hahahaha'  fiz minhas apostas e acabou que eu chutei certo xD


Obrigada por ter lido até aqui.
Até o próximo post!

10 de janeiro de 2018

[K-Drama] Age of Youth

Voltei com a última resenha pendente que eu tinha pra fazer. Sei que demorou, e eu queria na verdade fazer um post especial/diferente para o primeiro post de 2018, mas não rolou. Na verdade, essas coisas nunca rolam mesmo e eu meio que já me acostumei com o ritmo das coisas.

Image result for age of youth poster

Título: Age of Youth / Hello, My Twenties (청춘시대)
Episódios: 12
Ano/BN: JTBC / 2016

Eu queria dizer antes de tudo, que não estava esperando grande coisa de Age of Youth, porque eu sinceramente pensava que o drama era aqueles fraquinhos onde eles abordam a amizade feminina de forma clichêzenta, ou que o drama seria fraco.
Aí vi uma resenha da Manu do Coreanices, falando que na verdade o drama quebra padrões e tabus, fui na Netflix e vi que só tinha 12 episódios, aproveitei que queria ver algo mais leve ou de romance após Remember, e foi então que decidi pegar pra ver mesmo.
Ufa. Ainda bem que resolvi assistir.

Image result for age of youth poster

Minha Sinopse
Cinco garotas completamente diferentes dividem uma pensão chamada Belle Epoque, onde o dia-a-dia de cada uma começa a mudar, quando uma das meninas afirma poder ver fantasmas.

Personagens
Yoo Eun Jae (Park Hye Soo): a mais nova moradora da casa é toda tímida e fala pouco. É extremamente fofa, estudiosa e tem dificuldades para expressar suas opiniões. 
Achei a atriz uma gracinha. No primeiro episódio, eu achei que a personagem seria bobinha ou fraquinha, mas ela me surpreendeu bastante.

Image result for age of youth eun jae

Song Ji Won (Park Eun Bin): a mais falante e doidinha de todas. Sempre fazia as pessoas rirem e não importava a situação, ela sempre sabia como se divertir e fazer a atmosfera ruim ir embora. Até nas situações sérias a menina me fez rir, hahahaha
Amei a atriz e achei ela muito fofa com o tipo de cabelo que está no drama (sei que na continuação o cabelo dela está comprido); informação extra, lol

Related image

Jung Ye Eun (Han Seung Yeon - Kara): a "patricinha" do grupo. Ela sempre está vestindo roupas fofas, em sua maioria na cor rosa, além de sempre estar toda arrumadinha e, infelizmente, viver correndo atrás do namorado chato... Apesar do jeito dela, foi uma das meninas que eu mais gostei, uma das que mais evoluiu durante o drama inteiro, sério.

Related image

Yoon Jin Myung (Han Ye Ri): a mais velha das garotas tem uma vida sofrida. Ela tem 3 empregos e quase nem dorme direito por tentar conciliar o trabalho com a faculdade, e apesar de ser meio quieta, ela era um amorzinho de pessoa. Me identifiquei com ela em vááários aspectos (foi nas cenas dela que eu mais chorei também).

Image result for age of youth

Kang Yi Na (Ryu HwaYoung): uma garota riquinha que esconde um grande segredo... Ou talvez sejam dois grandes segredos...? Foi uma personagem extremamente interessante com sua personalidade "atrevida" e que simplesmente fazia o que queria.
Amei a atriz e já quero ver todos os outros dramas que ela fez (além de achar a semelhança com a Park Shin Hye incrível. Dava até medo em algumas cenas...)!

Image result for age of youth


A Amizade + Aprovação no Teste de Bechdel
Não sei quantos sabem da existência do teste mencionado acima, mas basicamente, é um teste para avaliar se um filme/série/drama/qualquer produção faz bom uso de personagens femininas, com as seguintes regras: 1- ter duas personagens femininas com nome; 2- elas devem conversar entre si (normalmente, sem brigas) e 3- o assunto não pode ser sobre homens.
E Age of Youth passou com louvor nesse teste (graças a Deus).
O drama fala sim sobre meninos, cada uma das garotas gosta de um carinha ou tem envolvimento com um homem, mas mais do que isso, a temática da novela é a amizade entre elas.
Todos os problemas e situações engraçadas que elas se envolvem, as soluções, as festas, os conselhos, as conversas ao redor da mesa da cozinha... Tudo colaborou para o drama ser um dos melhores no quesito "amizade". No geral mesmo.
Me atrevo até a dizer aqui que depois de ver o drama, eu fiquei repensando nas minhas próprias amizades...




Xô Clichê
Ao ler a sinopse de Age of Youth você não diz que será algo mais que um draminha bobo "de menina" sobre meninas que têm problemas com garotos e tals. Grande engano, amigo.
O drama fala sim sobre o dia-a-dia das garotas, suas vidas particulares e em conjunto, mas pode te surpreender tanto...!
Fazia tempo que eu não gostava tanto assim de um drama "real" sobre assuntos comuns. Desde a personalidade das garotas, até os mínimos detalhes de suas vidas, dá pra gente se identificar!
Nada de clichê ruim aqui!!

   
   

O Diferencial
A grande questão do drama é que: vários assuntos tabus são abordados. Desde sexualidade, menstruação e segredos obscuros, até abuso e agressão. Coisas que a gente não está acostumado a ver nos dramas, são tratados com tanta naturalidade e eu fiquei tão feliz, porque eles precisam mesmo serem falados!
São coisas tão comuns de todas as pessoas, mas ninguém quer falar sobre isso. E Age of Youth trouxe esses assuntos de uma forma tão maravilhosa...
É aquele tipo de drama que só tem 12 episódios, mas que a gente poderia ver uns 50, de tão bom que é! #sddsjá

   
   

Músicas
Diferente da maioria dos dramas - novamente -, a Ost de Age of Youth é composta em sua maioria de canções a-pop indies (um dos gêneros que mais me agrada, aliás). Você pode encontrá-la completa no spotify, mas vou colocar aqui apenas as minha queridinhas (mas todas são ótimas!), ok?

On Your Collarbone - Jordan Klassen
A melodia dessa música é linda e dava uma paz no coração quando tocava... Sempre no fim dos episódios, se não me engano.


Toodoo - The Tellers
Outra com uma melodia liiiinda! Esse toquinho já me faz lembrar do drama logo de cara, das cenas, das meninas, de tudo! Maravilhosa!!


Dick & Jane - Sidney York
A música da abertura. Toda animadinha, me dava vontade de sair dançando quando ela tocava. Eu ate decorei o refrão...


Pontos Negativos
Como todos sabem, o drama foi um dos raros que teve sua segunda temporada, então o final não ficou fechadinho por conta de uma coisa só que eu espero descobrir na segunda temporada!, mas tirando isso, tudo foi incrível. Todas as histórias foram contadas com um ponto-e-vírgula, com espaço para o telespectador tirar suas próprias conclusões e tentar entender as soluções por conta própria também (porque como vocês sabem, o cinema/TV coreano(a) não tem o costume de explicar tudo tim-tim por tim-tim).
Um drama pra re-assistir várias vezes, inclusive pra maratonar com as amigas!

Classificação: ***** (maravilhoso)


Por hoje é só.
Já assistiu Age of Youth e amou também?? Me conta nos comentários!!

4 de janeiro de 2018

[K-Drama] Remember (War of the Son)

Assisti esse drama por ser o drama grátis do mês de dezembro (quem não é premium tem que aproveitar essas oportunidades, né?), e por conta de várias resenhas positivas pela internet, o drama entrou pra minha lista de assistidos e acabei gostando bastante!

Image result for remember war of the son poster

Título: Remember [War of the Son] (리멤버)
Episódios: 20
Ano/BN: 2015-2016 / SBS

 Related image

Minha Sinopse
Jin Woo é um jovem com uma habilidade impressionante que o permite lembrar de tudo, mesmo que tenha visto ou vivido tal coisa apenas uma vez. Um dia, seu pai, que sofre de alzheimer, é acusado injustamente de estupro e assassinato e para defendê-lo, Jin Woo se torna advogado. No meio de tanta injustiça e inimigos poderosos, o jovem se depara com um terrível diagnóstico: a mesma doença que seu pai.

Personagens
Seo Jin Woo (Yoo Seung Ho): o menino Jin Woo que sofre o drama inteiro. Ele tem uma habilidade incrível (coisa que eu gostaria muito de ter, porque minha memória não é das melhores) e um senso de justiça impecável. Foi o primeiro drama com o ator que eu assisti, mas já fiquei sabendo que ele é um queridinho (e que inclusive tá fazendo drama sem parar, desde o ano passado!).

Related image

Lee In A (Park Min Young): a noona que acaba conhecendo o Jin Woo numa situação inusitada, e decide ficar ao seu lado. Ela se torna promotora para acabar com casos injustiçados no país, e com sua personalidade decidida, dispensa até seus próprios sonhos para ajudar o Jin Woo.
A Park Min Young é uma atriz queridinha minha (tem vários elogios á ela na minha resenha de Healer), e confesso que 80% do motivo por eu ter visto esse drama foi por causa dela (que atuou lindamente, como sempre).

Image result for remember war of the son poster

Park Dong Ho (Park Sung Woong): o advogado que sempre ganha! Ele usa ternos coloridos e está sempre impecável, além de ter um jeito de falar engraçadíssimo. Cria empatia por Jin Woo quando descobre sua situação, mas as coisas começam a ficar feias para o lado dele, quando se vê indo na contramão da situação em que se encontra.
Eu achei o ator maravilhoso. Tô doida pra ver outros dramas com ele. Sobre a personagem, confesso que fiquei um pé atrás com ele em boa parte do drama, mas no geral, foi alguém que eu gostei sim.

Image result for remember war of the son park dong ho

Nam Gyu Man (Namkoong Min): o riquinho que acha o mundo gira em torno da vontade dele, e que acha que o dinheiro compra tudo e todos (e cá entre nós, meio que pode mesmo). Foi um vilão que me fez passar raiva, me fez rir (sim, acredite!) e que nos fim das contas, foi aquele tipo de vilão que eu comentei na resenha de MLFTS: um vilão "na medida certa" não sei explicar skapkspa
Também foi meu primeiro drama com o ator e sinceramente? Eu amei ele!! Já sigo no instagram e ele é um amorzinho de pessoa! Virou bff do parceiro de telinha do drama (o Lee Si Eon, que também fez 'Reply 1997'!!) e de todo o elenco, além de levar o prêmio de melhor ator em duas premiações! ♥

Image result for remember war of the son nam goong min


A Temática
Sou suspeita pra falar, porque um dos meus gêneros preferidos (senão 'O' preferido) seja ação/policial/mistério/investigação (tá tudo junto). A história de 'Remember' conseguiu misturar tudo isso que eu falei aí em cima, além de sobrar um espacinho (minúsculo) para o romance.
A premissa do menino com hipertimesia e que vira o advogado do próprio pai, foi algo que me instigou ainda mais a querer acompanhar o drama (não encontramos esse tipo de história por aí).

   
   
   
   

O Ritmo
A partir do final do primeiro episódio, a trama não para até chegar o fim. É uma coisa atrás da outra, sem tempo pra você respirar e se adaptar ao contexto do episódio x, porque logo em seguida já acontece outra coisa pra prender o telespectador.
Normalmente eu acharia isso meio ruim num drama (num filme não, porque tem no máximo 2 horas), porque cada episódio tem cerca de 1 hora e 10, 20 minutos. Então ficar nesse ritmo de perseguição e sessões de julgamento sem parar durante várias horas pode ser cansativo. Mas ao mesmo tempo, por ser um drama de 20 episódios, achei legal que em nenhum momento dá vontade de desistir de assistir (não sei se é só comigo que acontece isso, mas ás vezes quando vejo que o drama tem mais de 16 episódios eu fico tentada a não assistir com medo do negócio virar uma enrolação sem fim).

   

   

Fortes Emoções
Todo o sofrimento pelo qual o Jin Woo passa desde o primeiro episódio, é algo muito forte. Todas as perdas que ele já sofreu e agora com a injustiça e corrupção da lei em cima de sua família, me fizeram derramar algumas lágrimas.
E quando eu contei, por cima, a história pra minha irmã (com spoilers), o comentário dela foi: "Ai credo, que triste! Por que você assiste essas coisas?!".
Além das emoções citadas acima, também temos os momentos infelizes com a memória super incrível do Jin Woo se esvaindo, por conta do alzheimer. É de partir o coração.


   
   


Música
Cuz I Could Say I Love You - Bobby Kim
A Ost é cheia de músicas tristes, pra combinar com o estilo melodrama mesmo, então coloquei aqui só essa do Bobby Kim, que foi a que eu mais lembro de ter escutado no decorrer dos episódios.



Pontos Negativos
Ao meu ver, Remember conseguiu fechar todos os pontos e todas as histórias de forma redondinha. Todas as coisas erradas foram resolvidas, e até as situações "simples" tiveram um ponto final. Em relação ao futuro das personagens, fica ao telespectador adivinhar como será a vida de cada um, a partir do fim, e apesar de ter ficado confusa com apenas um detalhe dos últimos minutos do drama, depois de pensar bastante eu acho que compreendi e percebi que gostei disso também.

Classificação: **** (ótimo)


Quem aí também já assistiu 'Remember' e chorou pacas?? Me conta nos comentários!
Bjs e até o próximo post!
Topo