13 de abril de 2019

Mob Psycho 100: porque ter poderes não torna ninguém popular


Faz um tempinho que eu terminei Mob Psycho 100 e assim que o episódio 12 acabou, eu já queria escrever um post só pra falar sobre esse anime (ao invés de colocá-lo junto com outros, num post geral). 
Eu não esperava muito quando peguei pra assistir (apesar de saber que o mangaká é o mesmo de One Punch), talvez pela falta de informações, ou pelos otakus num geral não falarem muito sobre. Eu mesma só descobri essa história com a chegada da segunda temporada (não falarei sobre ela aqui; esse é um post geralzão. E eu também ainda não assisti a 2ª, então evidentemente não posso dizer nada), via posts no tumblr e comentários aleatórios no twitter.
Com essa pequena introdução, vamos então ao post -sem spoilers, como sempre


Mob é um garoto do ensino médio que não se destaca em nada. Ele não é bom nos esportes, não é bom nos estudos, não tem boa aparência, não sabe se socializar, e não "pega nada no ar" (piadinha apenas pra quem já assistiu). Na contramão de tudo isso, ele tem uma coisa que o difere da maioria: poderes paranormais.


Eu já me identifiquei de cara com o Mob pela descrição feita aqui em cima (ambos não somos bons em nada), e quando rola essa identificação, a gente se sente mais confortável pra opinar e torcer a favor/contra de tal personagem fictício; é isso que faz uma história ser boa.
Apesar do Mob ter poderes paranormais, ele é um garoto bem normal. Tem uma família normal, não consegue falar com a garota que gosta, é meio gente boa e ainda trabalha (de forma quase injusta) pra um charlatão (isso é outra preciosidade a parte, aliás). Mas se você parar pra pensar, a fama de tantos heróis ocidentais atuais não se dá pelo mesmo caminho?
Peguemos como exemplo o que me vem primeiro à cabeça nessa situação: Homem-Aranha. O cara é um zé ninguém na escola e na vida que um dia é picado por uma aranha especial e ganha superpoderes. Me diga: que garoto do alto dos seus 11 anos (até os 50, não é mesmo?) não se identificou com ele?

   

O anime é uma comédia quase escrachada (também, sendo do mesmo autor de One Punch...) que dá aquela lição de moral bem sutil. Quando você espera ansioso por cenas de lutas, elas vêm, mas sem perder a essência do bom humor.
As personagens secundárias também ganham destaque em determinado momento na história, e a animação num geral é bem satisfatória. A obra tem cores e traços fortes (tão fortes que chegam a beirar o ridículo, com o tanto de exagero contido neles), e eu amei a dublagem (a japonesa mesmo). Achei que tudo combinou e ficou ajeitadinho.

      

Como eu disse anteriormente, o anime ganhou uma segunda temporada recentemente. Ainda não vi, mas disseram que ficou boa e com a mesma qualidade da anterior. 
Se você procura algo pra relaxar ou pra dar aquele respiro entre uma história dramática ou bem "shounenzona", Mob Psycho 100 é ideal -não é bobo, não é lento, e te prende tanto quanto.


Se você já conhece a história do garoto que tem o sonho de ser popular, ou ainda não, mas se interessou, deixa um comentário aqui embaixo :)
Fico por aqui, e até um próximo post.
Beijos!!

Um comentário:

  1. Hey, Bolinha de Luz!!!

    Quando você publicou o post e eu passei meus olhos pelos gifs, estava esperando o momento em que eu fosse ler e confirmar a minha suposição de que esse anime é do mesmo mangaká de One Punch. E eu estava certa, também pudera, né? O traço é realmente muito característico.

    Okay, você já me deixou triste logo no começo do post. Como assim Dona Ariane (sim, estou brava), você não é boa em nada? Nem vou falar nada porque eu já mandei um baita textão pra você no whats outro dia. Mas olha, tu me deixou bem chateada agora, viu? Vou precisar até de uns minutos para me recompor e prosseguir com o comentário...

    Sobre a personalidade clichê, só tenho uma coisa a comentar: Bella Swan hahaha Nunca li o livro, mas quem leu diz que a autora colocou todos os defeitos mais comuns em adolescentes na Bella. Quando a pessoa for ler, com certeza ela irá se identificar com pelo menos um dos problemas da protagonista. E é justamente isso que aconteceu, né? Quem nunca se identificou com a Bella que atire a primeira pedra.

    Mas gente, como assim eu comecei ler esse post esperando ser uma resenha negativa? Acho que eu tava bem louca mesmo hahaha Fico feliz que tenha sido um bom anime e melhor, fico feliz que tenha sido o tipo de história que eu aprecio.

    Tudo nesse post me fez deixar com vontade de assistir Mob Psycho 100 (aliás, título esquisito hahaha). Meu Deus, Violet, One Punch e agora esse, sabe o que eu tenho para dizer para você Dona Bolinha? Continua que eu to amando!

    Adorei o post (principalmente os gifs hahaha).
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir

Bem vindo ao 'Dois Pontos'!
Obrigada por comentar!

Topo