Olá pessoas, tudo bem com vocês?
Fazia tempo que eu não falava sobre filmes por aqui (acho que a última vez foi num post de 2020, 20219....), e como essa época é perfeita pra retrospectivas -e eu queria escrever algo aqui antes do ano acabar-, resolvi vir contar pra vocês o que eu assisti esse ano
DISCLAIMER: esse post é totalmente composto pela minha opinião; não necessariamente terá filmes apenas de 2024; pode ser que eu ainda assista algum filme antes do ano acabar (aí venho editar); não vou falar todos os filmes que assisti, ficaríamos aqui uma vida
No total foram 58 filmes assistidos até o momento, e queria destacar algum deles (por ser ruim ou bom).
Antes de começar a falar sobre coisa nova, vamos aos reassistidos:
* Alice no País das Maravilhas
* Fantasia
* Tarzan
* (e Lilo e Stitch duas vezes seguidas, se isso contar....)
* O Menino e a Garça
* O Pior Vizinho do Mundo
* Harry e Sally: Feitos um para o outro
* Okko e os Espíritos
* Tartarugas até Lá Embaixo
* Fantasia
* Tarzan
* (e Lilo e Stitch duas vezes seguidas, se isso contar....)
Os três filmes tiveram notas boas e foi ótimo reassistir esses clássicos da minha infância! Em especial Fantasia, que eu já não via há uns bons anos; o Mickey Aprendiz de Feiticeiro é provavelmente o meu Mickey preferido (vai ser com ele a minha futura foto na Disney), e ouvir músicas clássicas tocadas por um orquestra "ao vivo" enquanto acompanhamos desenhos variados na tela foi lindo. Um adendo: tem algumas partes sombrias das quais eu nem me lembrava, parece que o Walt queria mesmo causar todo tipo de sentimento em quem assistia os filmes dele haha
Alguns filmes que me surpreenderam:
* Fazendo Meu Filme
* Five Nights at Freddy's
* The Super Mario Bros - O Filme
* Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
* Five Nights at Freddy's
* The Super Mario Bros - O Filme
* Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
Esses filmes aqui me surpreenderam no sentido de: eu não esperava nada, ou esperava que fossem ruins, e acabaram sendo uma agradável surpresa.
Aí você olha a lista e pensa: "Five Nights at Freddy's?", e eu digo, sim, eu gostei! É um típico filme de suspense jovem (um suspense que não é pra assustar, só pra deixar ~o clima~) com um elenco bom e um roteiro ok o suficiente pra me convencer; sei que vai ter uma continuação, que é muito certeza de que não irei assistir porque não gosto e continuações, como eu já disse diversas vezes aqui no blog, mas se você está com tempo livre e quer ver algo "de arrepiar", acho que é uma boa.
Quanto a Fazendo Meu Filme foi uma grata surpresa não ter sido uma produção nacional ruim; minha irmã não gostou, mas a minha memória do livro estava bem fresca e achei que eles conseguiram adaptar direitinho a história da Paula! Uma pena ter demorado uma eternidade pra ser liberado, fazendo com o hype passasse completamente.
Já Annie Hall (que é o último filme da lista, com esse título brasileiro gigante, que me fez preferir escrever o nome original) foi uma surpresa que me chocou um pouco porque é um filme do Woody Allen, e convenhamos que ele não consegue agradar a todo mundo né [spoiler: assisti outro dele que foi horrível], mas o que mais me chocou foi eu ter gostado da história, ter rido das piadas e me identificado bastante com o modo de pensar do protagonista.
Os melhores filmes (que você definitivamente tem que assistir):
* O Grande Hotel Budapeste
* Divertidamente 2
* Quase 18
* Nope
* A Vida Secreta de Walter Mitty
* Ficção Americana
* Lilo & Stitch
* O Colecionador de Ossos
* Whiplash
* O Túmulo dos Vagalumes
* Divertidamente 2
* Quase 18
* Nope
* A Vida Secreta de Walter Mitty
* Ficção Americana
* Lilo & Stitch
* O Colecionador de Ossos
* Whiplash
* O Túmulo dos Vagalumes
Tem pra todos os gostos aqui: animação, drama, suspense, comédia e até música. Se você não gostar de um vai gostar de outro. Todos os filmes aqui em cima tem no mínimo 4 estrelas.
Lá no comecinho do ano eu já cheguei em 2024 com O Grande Hotel Budapeste, que foi uma paulada do Wes Anderson sobre uma "meio biografia" do Stefan Zweig, um escritor e biógrafo austríaco que morreu em Petrópolis. O filme é bem no estilo Wes Anderson de ser, mas com uma narrativa muito bonitinha por trás (e aquele elenco de peso que é figurinha repetida em todos os filmes dele).
Uma grata surpresa foi O Colecionador de Ossos, que eu achava que ia gostar, mas não que fosse gostar tanto! É como uma menina comentou no letterboxd: "cozy mistery é meu gênero conforto".
2024 foi o ano em que eu assisti finalmente Lilo & Stitch; eu amei (como você pode ver pelo gif de abertura do post, ainda não passei dessa fase), não vou me estender mais nesse assunto porque eu meio que fiz um post quase só sobre o filme (só dar uma rolada no blog).
Ficção Americana foi outra surpresa porque eu tinha uma ideia do que fosse a história e não era nada do que eu achava kkkkk errei feio na previsão.
O protagonista tem um senso de humor meio Chaves (sem querer querendo) e esse é um tipo de humor que eu aprecio bastante. O filme fala de pontos muito importantes atualmente, sempre metendo uma crítica bem direta, mas que a sociedade vai ignorar, é claro.
E Whiplash me fez gostar do Miles Teller pra valer (e ter a certeza de que ele é mil vezes mais bonito loiro); o meu comentário ao terminar o filme foi: "é muito satisfatório quando o protagonista faz exatamente o que você espera que ele faça".
E claro que não podiam falta as menções honrosas (filmes que foram muito bons, mas que não entraram para os melhores mas que você ainda assim deveria assistir também):
* O Pior Vizinho do Mundo
* Harry e Sally: Feitos um para o outro
* Okko e os Espíritos
* Tartarugas até Lá Embaixo
Eu sei, eu sei, um filme do Studio Ghibli como "menção honrosa"?
Mas calma que eu explico: fui assistir no cinema (infelizmente numa sessão dublada, porque é só o que tem na cidadezinha do interior que eu moro) e minha expectativa era grande (como não poderia deixar de ser). O filme foi bom, mas meio viajado -agora entendo o que as pessoas sentem quando dizem a mesma coisa de Chihiro hehe-, e com personagens que não me cativaram tanto.
Porém, ficou bem claro que, caso seja o último filme da carreira do Miyazaki, ele se despediu com louvor.
Okko e os Espíritos (que tem um título bem melhor em inglês, "a pousada da Okko") me deixou emocionada por tratar o luto em uma criança muito real de um jeito bem bonito e poético. comentários bonitos a parte, a melhor parte foi ter me identificado com a Okko ao ser apavorada por insetos hehehe
Eu ia fazer um tópico pra comentar sobre os filmes ruins, os piores, aqueles que a gente quer fingir que nunca nem viu, mas percebi que só teve um filme assim: Pobres Criaturas. Acho que desse filme só compensa dizer que ele é uma vergonha pra carreira da Emma Stone, desperdício de dinheiro, e a maior ofensa que Mary Shelley poderia receber.
Esse eu queria mesmo que fosse uma filme que nunca tivesse existido.
De resto, se algum filme for ruim, eu nunca chego até o fim (menos Pobres Criaturas; esse eu queria falar mal com propriedade).
Espero que esse post tenha servido pra te indicar algumas coisinhas legais pra assistir no próximo ano.
Obrigada por ler até aqui e até o próximo post!
Se eu não aparecer mais, um feliz Ano Novo e próspero 2025 pra todo mundo que visita esse cantinho :)