7 de janeiro de 2019

O sarcasmo brilhante de One Punch Man

Esse post era pra ter saído faz muito tempo (até porque o anime do qual será falado nem é mais novo), mas por n motivos acabou saindo só agora. Esqueçam as desculpas e bora falar de anime! -mais especificamente, do shonen mais apelão do mundo.

One Punch Man é uma webcomic criada por One, em 2009, que apesar do traço não ser dos melhores, conseguiu conquistar muita gente (muita gente mesmo!), ganhando uma versão digital, em 2012. A obra continuou fazendo sucesso, até que resolveram publicar um mangá e posteriormente -o que iriei falar aqui- uma adaptação para anime.

      

Saitama é um cara comum em seus 20 e poucos anos, que um dia acaba salvando uma criança de um vilão com cara de lagosta (sim, isso mesmo) enquanto voltava para casa. A partir desse dia, ele decidiu deixar de ser um assalariado pra se tornar o herói mais forte do mundo. E o melhor: derrotando tudo e todos com apenas um soco.

Por que One Punch Man é tão bom? Porque é uma sátira. Uma sátira sobre super-heróis
Apesar de diálogos bem construídos e com intenções sinceras, não dá pra levar o anime a sério o tempo inteiro (na verdade, eu ri em boooooa parte).
Pra vocês terem noção, no mundo em que Saitama e o resto das personagens moram, existe uma organização que classifica heróis de acordo com suas capacidades e habilidades, porque é mesmo muito necessário ter alguém pra socorrer a humanidade quando um monstro do mar resolve invadir e matar todo mundo. Quem nunca passou por isso?

A graça de One Punch é que tudo é tratado de forma tão seriamente cômica, que chega a ser incrível. Eu, como boa não-apreciadora de super heróis em geral (acho que esse tema já deu, na verdade), percebi que precisava dessa história. Precisava dessa narrativa lotada de referências e piadas naturais, além de frases soltas pelo nosso protagonista que simplesmente viram memes.

   

Só pra curiosidade, a obra também contém muitas situações vividas pelo próprio One, inclusive até em relação ao seu traço "feio" -que hoje em dia é desenhado por Yusuke Murata. Meu favorito é no episódio 7, onde Saitama joga a maravilhosa frase: "Eu não faço essa 'coisa de herói' por admiração. Eu faço porque eu quero!", comparando a avalanche de críticas que One recebeu.

A animação é ótima (mas a 2ª temporada vai ser feita por outro estúdio) e a dublagem também -até a dublagem brasileira. Vi apenas algumas cenas, mas achei que o trabalho deles ficou muito bom, como sempre-; você pode assistir o anime pela Netflix, ou pelo crunchyroll, se não me engano. 
Só sei que já vi milhares de vezes, e as cenas de lutas são sempre válidas por conta do inesperado e dos variados poderes.


O texto ficou sem spoilers, e por conta disso pode estar "mal explicado", mas levem em conta a indicação, ok?
Obrigada por ler até aqui, e até a próxima!
Ah, Feliz Ano Novo e que 2019 seja incrível!

4 comentários:

  1. Hello! Feliz 2019!

    Cara, eu não assisti esse anime, mas apenas pelos spoilers que vi pela Net a fora sei como é o anime ahuahuahua Ele parece ser ótimo, mas ainda não me faz querer ver hehe

    Espero que a segunda temporada seja boa, já que vai ser feito por outro Studio.

    Pergunta, gostaria de fazer parte dos meus cutes? É um lugarzinho especial, onde coloco os blogs que mais visito.

    Espero sua resposta.
    Bjinhos 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2019!!

      Mas poxa, One Punch só tem 12 episódios!! No começo pode até não ser tão atrativo (confesso que só peguei gosto mesmo lá pelo 4 episódio), mas depois que você percebe que a história tem futuro, aí é bem rapidinho pra devorar a temporada!
      ~também espero que a 2ª seja boa....~

      Claaaaro que gostaria de fazer parte do seu cantinho (mas acho que vou responder isso lá no seu blog também), obrigada por visitar o Dois Pontos (mesmo eu não postando com tanta frequência)

      Bjoooos!

      Excluir
  2. Olá, Bolinha de Luz, tudo bem?

    Não sei se eu mencionei, mas de todas as resenhas que você faz, as minhas favoritas são de animes. Eu amo animes, mas confesso que estou muito por fora desse universo, então quando tem uma indicação sua, eu corro adicionar na minha listinha (Violet Evergarden, está na minha listinha com muito amor. Pretendo assistir em fevereiro. Gosto de ver animes no meu mês de aniversário. Não sei porque kkkkk Aliás, tem algum shoujo pra me indicar? Meu gênero favorito é shonen, mas se lá, fiquei com vontade de ver um shoujo. Ai, saudades InuYasha, que mistura os dois ♥ Aliás, você tem que assistir InuYasha, acho que você vai gostar). Das muitas coisas que eu abandonei depois que eu comecei a trabalhar, os animes estão no topo da lista dos mais excluídos. Até fiquei um pouco triste quando em uma de nossas conversas, onde você me indicou alguns @s, você disse que não indicaria os que falam sobre anime, pois eu provavelmente não teria interesse. Caramba, eu fiquei muito triste, mas não com você, claro, mas comigo, pois eu deixei tanto uma das minhas maiores paixões de lado (animes foram o meu primeiro vício "nerd", antes mesmo dos livros e doramas), que automaticamente não sou mais inclusa no grupo das pessoas que curtem anime. E eu nem posso julgar ou reclamar, afinal eu não vejo um lançamento de anime há anos...

    Anyway, sobre One Punch Man. Menina você e o Luba estão conectados? kkkkk O Luba leu os mangás e está panfletando OPM para todos os lados. Então imagina a minha reação quando eu vi esse post? Luba panfletando lá, você panfletando aqui... ué! kkkkkk It's Happening!

    Escuto falar de OPM faz muito tempo (até teve um meme, que na época eu achava muito engaçado: https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/saitama_ok.jpg), mas confesso, nunca tive muito interesse em assistir ou ler o mangá por causa, como você disse, do traço que não é dos melhores. Sempre achei o traço muito estranho, sei lá, pouco convidativo. Me julgue.

    Só hoje, depois dos comentários super animados do Luba e da sua resenha, resolvi dar uma chance para esse anime, afinal uma história que satiriza a tão saturada história de super heróis (que eu amo, mas não posso negar a avalanche do gênero nos últimos anos), parece refrescante, certo? E olha que maravilha, tem na Netflix! Aliás, bem que você podia fazer um post indicando animes que tem na Netflx, né? Eu ia adorar!

    Ah, e obrigada por não colocar spoilers. Eu sei que muita gente gosta de saber coisas "mais afundo" sobre a história, mas eu prefiro assim, da forma que você escreveu: um post sincero e com curiosidades. Acho que não precisa nada mais do que isso para aguçar a vontade.

    Enfim, obrigada pela indicação, já adicionei na lista também!
    Eu já desejei, mas também espero que seu 2019 seja incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sunbaaae, olá!!!
      Desculpa a demora em responder!

      Não, você nunca tinha me falado que as resenhas de animes são as suas preferidas (mesmo porque post de resenha de anime só tem 2 aqui no blog. Mas vai ter mais!), então fiquei feliz e surpresa de saber, hahaha <3
      Sei que você também começou no mundo dos animes e acabou se desviando um pouquinho, mas nunca é tarde pra voltar (você tem que colocar na cabeça que precisa assistir, tipo o que você tá fazendo com Pokémon).
      Sobre as demografias, admito que pra mangá meus queridinhos são os shoujos/joseis <3 mas se estamos falando de anime, quem não curte um bom shounen?? Aqueles de luta então, hein?

      OPM ficou bastante famoso recentemente (ou não, porque como eu disse na resenha, é um anime "velho", mas por estar na Netflix ganhou mais visibilidade), então acho que é por isso que você tá vendo tanta gente panfletando. Acho que é um sinal, hein?
      E aí, você já assistiu??
      (e sim, o meme do Saitama no "okay" é ótimo HAHAHAHAHAHAH eu ri demais nessa parte! Se você caçar no tumblr, praticamente todos os episódios viraram meme kkkk)

      Obrigada pelo comentário, sua linda.
      Beijão!!

      Excluir

Bem vindo ao 'Dois Pontos'!
Obrigada por comentar!

Topo