30 de agosto de 2019

[K-Drama] Romance is a Bonus Book

Olá pessoas! Como vão?
Hoje trago a resenha do último drama que eu assisti (e que já estou com saudades!); esse post foi escrito via celular, mas editado pelo notebook, depois que eu consegui ajeitar minha vida pra poder ligar o laptop.
Teremos muitos posts nos próximos dias, se tudo der certo, então se preparem pra me aguentar!
(se bem que sempre que a gente fala a coisa, ela não dá certo, mas.......)

Image result for romance is a bonus book poster

Título: Romance is a Bonus Book (로맨스는 별책부록)
Episódios: 16
Ano/BN: 2019 / tvN

Ok, eu queria ver um drama que fosse de fácil acesso, porque ultimamente tenho tido pouquíssimo tempo pra lazer, devido ao meu emprego (não que eu esteja reclamando, só estou expondo um fato), e como Romance is a Bonus Book foi um drama muito bem comentado pela dramalândia (se bem que depois de ter assistido e ter visto que o negócio é bom mesmo, achei que as dorameiras BRs falaram muito pouco, viu?), e como ele veio legalmente pra cá via Netflix, eu pensei: "vai ser esse mesmo".
E eu também estava querendo ver se perdia meu preconceito com o Sukinho (menino Jong Suk).

Minha sinopse
Kang Dan I é uma mulher esforçada que já passou por muita coisa na vida, e infelizmente a pior parte dela foi sofrida. A única pessoa que ela teve ao seu lado durante todos os anos foi seu melhor amigo Eun Ho, que apesar de ser alguns anos mais novo, fala a mesma língua que ela e é -secretamente- apaixonado por sua noona.

Image result for romance is a bonus book poster


Personagens
Kang Dan I (Lee Na Young): muito fofa e batalhadora. Ela teve que desistir de seu emprego para virar mãe por tempo integral depois que casou, mas por conta disso a volta para o mercado de trabalho se tornou muito mais complicada.
Eu não tinha assistido nada com a atriz, e eu achei ela perfeita para o papel da Dan I: ela fazia cara de paisagem, fazia cara de determinada, e fazia cara de boba nos momentos certos.

Image result for romance is a bonus book kang dan i

Cha Eun Ho (Lee Jong Suk): editor-chef da editora Gyoroo e melhor amigo da Dan I, ele é uma pessoa tranquila, de bem com a vida, meta de do tempo escritor e a outra metade professor de faculdade. Ele sempre fazia de tudo pela Dan I e mais um pouco.
Eu já tinha visto o Jong Suk atuando em Hymn of Death, e eu não gostei muito não. Ele é bom nas cenas de choro, mas no resto.... E eu achei que o papel dele nesse drama aqui foi pensado e planejado com muita antecedência, porque deu certo. Ele não é o mais carismático (tinha vezes que eu achava as caras que ele fazia muuuuito falsas), mas dá pra relevar e assistir numa boa.

Related image

Song Hae Rin (Jung Yoo Jin): a editora (que planejava as capas e fazia a parte chata de entrar em contato com autor e fazer a revisão geral) da Gyeroo. Eu já conhecia a atriz, já vi outros vários dramas com ela, e acho ela ótima, então eu tinha certeza que ia amar ela aqui também. A Eugene Jung (como ela também é conhecida) tem uma pose de mulher de negócios que sempre se dá bem na vida, então o papel caiu como luva pra ela. Pena que nessa personagem a vida amorosa era uma droga! Hahaha


Ji Seo Joon (Wi Ha Joon): um designer de livros muito bom e justamente por isso as empresas de livros brigavam e pagavam muito para ele fazer as capas.
Eu conhecia um pouco do ator pelo papel de irmão da prota de 'Something in the Rain', mas enquanto lá ele teve 0 destaque (acho que o personagem também não ajudou), aqui ele brilhou! Gostei muito dele, só fiquei com birra em alguns momentos, mas nada de importante.



A Busca pelo Emprego
Vou falar de uma vez: a busca da Dan I pelo emprego e suas muitas rejeições, e aflições por achar que vai acabar morando na rua, além das noites em choro, foi o que me ganhou. Por ter romance no nome do drama eu achava que isso seria o tema principal, e foi uma grata surpresa descobrir que o romance foi realmente "apenas um bônus".

   

   

   


Livros
Lógico que esse tópico tinha que entrar aqui! Boa parte de eu pegar essa novela pra ver foi por causa dos livros!
Durante os episódios a gente aprende mais sobre a indústria, o mercado e o escritório editorial, e apesar de ser bem cansativo (principalmente a parte do marketing aaaaa), é muito divertido! Dava pra ver que todas as pessoas ali -ou quase todas- realmente amavam o que faziam.

   



   


Romance
Sim, claro que tem romance. Tá no nome do drama, ué rsrsrs
O romance é bom, é bonitinho. Mas não me prendeu tanto. Eu confesso que não ligava muito pras cenas fofas (e elas não existem tanto), e teve um momento do drama que eu shipei mais o "casal secundário" do que os protas (mais por causa do Suk mesmo. Acho ele tão sem sal... 🙊).
Se você não se importa de um drama ter romance ou não, melhor.

   




O Feminino
Eu tenho que exaltar essa parte por motivos de: tem mais mulher do que homem no drama! E apesar dos homens terem seu espaço pra brilhar (principalmente nos últimos episódios), as mulheres é quem chamam a atenção.
A amizade da Dan I com as mulheres do trabalho, a relação -conturbada- da Dan I com sua chefe, a editora Hae Rin com sua subordinada Oh Ji Yool (essa sofreu, viu? Mas merecido!), e até a situação da Seo Young Ahchefe do marketing, foi importante e gerou discussão.


image   

   


Música
A Story I Couldn't See - Jannabi
Essa música foi a música tema do drama e acompanhou do início ao fim, bem calminha, retratando nosso casal protagonista. Bem gostosinha de ouvir.



Rainbow - Rothy
Outra bem gostosinha que retratou bem o clima do drama: uma história com altos e baixos, mas sempre mantendo o bom humor. Eu fiquei com o refrão na cabeça e cantava junto :D

O vídeo pode conter spoilers


Pontos Negativos 
Eu amei o drama num geral, e se fosse listar as pouquíssima coisas que me incomodaram, elas não alterariam a nota final. Eu achei bem condizente com a realidade, talvez só gostaria que eles tivessem mostrado mais a relação da Dan I com a filha dela, mostrando o lado mãe (que foi o motivo dela ter parado de trabalhar), mas eu entendi que o foco foi mostrar o lado mulher, em específico o lado sofredor da mulher, numa sociedade que não se importa e a menospreza, por preconceito gerado pelo machismo.


A lua é linda

Classificação: ****. O drama me fez chorar e me fez ver a mim mesma várias vezes, gerando a identificação. Os episódios dão uma sensação de calorzinho no coração, e quando acabou eu me vi querendo mais!

Pois é pessoas, mais uma resenha -essa consegui escrever mais rápido, provavelmente porque ainda estava fresquinho na memória.
Espero que tenham gostado!

Beijos e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Hellou, Bolinha, como vai?
    Pois é, nem acredito que estou comentando aqui pelo celular, mas preciso cumprir um desafio, então...
    Já peço desculpas se esse comentário não ficar tão bom quanto aos que eu costumo fazer, mas escrever textões pelo celular - sem ser as mensagens que eu mando para você pelo whats - me deixa completamente desgostosa. Sofro mesmo, perco a paciência mesmo e fico estressada mesmo.

    Eita que eu já começo sendo humilhada, pois você escreveu esse post pelo cel e eu aqui não consigo escrever uma linha sem reclamar durante 10 minutos.
    Resolvi comentar nessa resenha, pois assim como você disse no início do post: "já estou com saudades.". E que saudades eu estou desse dorama!

    Primeiramente sobre os personagens. O que dizer desses nenês, meodeus? Diferente do drama que eu estou assistindo agora (que só Jesus na causa para defender), nenhum personagem foi impensado ou desnecessário nesse drama. Eu amo quando até mesmo os personagens (que deveriam) ser secundários (mas são tão maravilhosos que recebem tanto destaque quanto os protagonistas) têm personalidade e são importantes para a história e não estão ali só por estar, sabe? Só pra fazer o enredo fluir em torno dos prota.
    Eu ri e chorei com ele. Cada minuto era pouco, pois eu queria vê-los em mais cenas, eu queria abraçar e cuidar deles. Sem perceber eu me apaixonei por cada um e hoje só sinto saudades dessa equipe maravilhosa!
    Aí, e os atores, então... Dispensa comentários. Como você disse, eles combinaram certinho com os papéis.

    Sobre a trajetória sofrida da Dan-I (que personagem empoderada, maravilhosa, meodeus!), sinceramente, eu achei que teria alguns gatilhos, mas, felizmente, não tive. Sem dúvidas me compadeci com o sofrimento dela, mas acho que por ela ser mãe e tal, meu cérebro não conseguiu relacionar as situações. Na verdade o gatilho veio posteriormente. Depois desse drama, assisti mais dois no qual a prota sofre para encontrar emprego por causa da idade e isso me deixou preocupada, porque, né? A idade está batendo na minha porta. Enfim, mas isso não vem ao caso, o que importa é que a Dan-I e a trajetória dela me surpreenderam muito e com certeza vai para o meu top de persoangens femininas fortes e empoderadas. Aliás, não só ela, né? O elenco feminino inteiro desse drama representou, até mesmo porque, como você disse, o elenco majoritariamente é feminino. Sem contar que diferente da maioria dos dramas o foco fica na protagonista femina principal e não no prota masculino. Enfim, só orgulho por esse drama!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que vivi para ver o mercado editorial como fundo de uma história. Amém, Coreia! Que coisa mais linda e querida <3
      Achei o conceito bastante inovador, considerando o padrão de histórias envolvendo médicos, advogados, escola, etc. Mas o que eu mais amei, foi os tapa na cara que eu levei. Nunca mais vou olhar torto para os defeitinhos das capas.
      E se eu fiquei morrendo de vontade de trabalhar como editora? Só mais um montão!

      Sobre o romance, indo contra a sua opinião: eu gostei. Lembra que eu mencionei que não gosto de romance porque as pessoas fantasiam muito algo que não existe (por isso tá cheio de menina iludida aí, tadinhas)? E esse dorama é um romance bem próximo da realidade. Nada de ceninha fofa, nada de exageros, apenas real! O amor está ali, mas não é forçado.
      No geral funcionou muito pra mim, ainda mais que, como você disse, o romance foi apenas um bônus. Para mim, que não sou chegada em romances, ainda mais romances que se distanciam totalmente da realidade, esse foi o drama perfeito!

      Também queria ter visto mais da filha da Dan-I, mas quando terminei o drama, assim como você, entendi que essa não era a proposta.

      Enfim, obrigada por ter me indicado esse drama. Fiquei com medo de assistir e ser mais um romance chatinho, irreal e meloso, mas como você pontuou muito bem "o romance foi apenas um bônus.".

      Adorei a resenha e amei o drama. Com certeza um dos melhores do ano. A Netflix acertou em cheio em colocá-lo no catálogo.

      Até o próximo post, kissus!

      "A lua é linda"

      "A Nat mandou um beijo!".

      Excluir

Bem vindo ao 'Dois Pontos'!
Obrigada por comentar!

Topo