23 de julho de 2015

10 impressões de uma paulista em Minas Gerais

Dia 05/07 (domingo retrasado), tive a oportunidade incrível de visitar Minas Gerais (novamente). A última vez que eu havia ido lá foi em 2012, e não dá pra conhecer um estado inteiro (ou pelo menos as partes que você mais quer conhecer) em apenas cinco dias. 
Minha família é amiga de outra família já faz uns 12 anos, e temos um carinho mútuo entre nós. Tanto que eles cederam a casa da família lá de BH pra gente passar alguns dias e aproveitar as férias!
Não sei se vocês já foram para Minas, ou se algum leitor do 2 Pontos é de lá (beijo!), mas resolvi fazer esse post pra contar resumidamente o que eu achei do estado que eu preferi chamar agora de "Sempre Primavera", porque parece que lá só tem essa estação, mesmo no verão, hahaha

*Sugiro ler esse post escutando a música "Always Spring" da banda "I'm from Barcelona (que foi de onde eu tirei a ideia de chamar Minas de 'sempre primavera')*

1º Minas Gerais é o estado dos morros.
Sério gente, o estado foi construído em morros. Não sei se é porque em SP tudo é tão plano e reto (e na minha cidade o povo que vem visitar ás vezes fala que parece cidade praiana), que a quantia de morros realmente me surpreendeu. Eu já fiquei me imaginando tentando tirar carta lá, ia ser um drama total! Haha'
ERRATA: me disseram que só em BH que tem bastante morro, no resto de MG não. Bom, nas outras cidades que fui, além de BH, também tinha bastaaaante morro.



2º As cidades históricas. 
Tem sempre uma história por trás de cada lugar que você visita, seja em Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del Rei e por aí vai (visitei todas essas, aliás), e em cada uma delas dá pra se imaginar como o pessoal vivia há muitos anos atrás, além de comprar coisinhas pra levar pra casa.



3º Minas tem... Minas!  
Nas cidades históricas, a maioria tem minas antigas, ou grutas pra você conhecer (e gastar bastante em algumas...), além de sempre ter lojinhas com colares, brincos e pulseiras feitos realmente de pedras preciosas! É muito bonito, mas pra mim ficou só na vontade mesmo, haha'



4º Igreja é o que não falta. 
Tem de ouro, tem com gente enterrada no chão, tem pra entrar de graça, tem pra entrar pagando, tem com obras famosíssimas, tem fechadas á não sei quanto tempo... Enfim. Tem pra todos os gostos. Vale lembrar que as igrejas são todas católicas, e tem todo aquela arquitetura antiga, com detalhes precisos e muito capricho.



5º O estádio do Mineirão é uma graça (e menor do que eu imaginava)!
No terceiro dia fizemos uma visita pelo lugar, com direito á conhecer até onde os jogadores se banham! Deu pra tirar fotos lindas e saber de coisas legais. Dica: quando você for fazer o passeio, tem uma mulher com carrinho de pipoca do lado de fora: COMPRE. Você não vai se arrepender!!



6º O trânsito de BH é meio confuso e desorganizado.
Mas isso foi uma impressão minha, que só visitei o lugar duas vezes. Comparando com o de SP, (onde quase todo mundo atravessa na faixa e os carros quase nunca buzinam, só se for em um caso terrível mesmo), o que eu mais ouvi durante a estadia foi buzina, eles buzinam pra qualquer coisa!, e os carros ficam mudando de faixa toda hora (talvez seja o jeito que os lugares foram planejados que não deu muito certo...). Mas enfim. Pra saber se é assim mesmo, só passando um bom tempo lá.



7º O sotaque dos mineiros é uma graça!
Não sei vocês, mas eu gosto muito mais do sotaque mineiro do que do carioca. O jeito deles de falar meio rápido e acrescentando os "uai" e "trem" é muito fofo e engraçado. Eu poderia conversar com um mineiro por horas sem me irritar com o modo de falar! ^^

Olhe atrás das montanhas: parece fundo verde, mas NÃO É!!


8º A comida mineira é uma delícia.
Pena que o feijão é vermelho. Tipo, BEM vermelho. Eu amo feijão, mas o daqui de casa é aquele marronzinho, quase sem corante. Em todos os restaurantes que a gente foi, o feijão chegava a ser vinho de tão escuro! '-'



9º O lugar é perfeito pra tirar fotos.
Em quase todas as fotos que eu tirei de lugares altos, as montanhas sempre pareciam montagem, tipo fundo verde, sabe? Rsrsrs. Mas ficaram todas lindas, aquele sol, misturado com as belas paisagens deixarão suas fotos dignas de fundo de tela (ou capa de facebook, quadro, ou que mais você quiser).

Essa foto inclusive, é meu atual papel e parede ^^

10º O clima é agradável. 
Até agora só visitei MG no inverno, então não sei como é no verão. Mas nem dá pra chamar aquilo de inverno, porque é um sol.......... Eu levei algumas blusas de manga comprida que não saíram da minha mala. Só levei pra dar uma voltinha mesmo, porque com aquele sol os shorts e saias são as peças de roupa campeãs. Perguntamos pro pessoal que mora lá, e eles disseram que no verão é bem quente, que alguns até ligam o ventilador e tals. Mas não deve ser como o sol de SP, que é aquele negócio ardente, seco, que ataca a saúde de todo mundo.



Todas as fotos usadas para ilustrar o post são de minha autoria. Para visualizá-las em tamanho maior, basta clicar em cima!

É isso pessoal, espero que tenham gostado. Lembrando que esse post foi baseado em duas visitas de uma semana para Minas Gerais, e nas minha impressões pessoais. Caso você seja de Minas, BH ou qualquer outra cidade de lá, me conta o que achou do post!
Bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao 'Dois Pontos'!
Obrigada por comentar!

Topo