24 de julho de 2018

[Blogagem Coletiva] Letróloga

ATENÇÃO! Antes de ler esse post, saiba que ele pode conter informações não comprovados e alguma opiniões negativas. Se você é o tipo de pessoa que se influencia com facilidade por opiniões alheias, ou se está procurando uma forma simples de escolher seu curso superior, esteja avisado de que o texto a seguir pode te iludir.


Olá pessoas incríveis que visitam este blog! Como estão indo?
Não estranhem post novo em um espaço tão curto de tempo, porque planejo postar com mais frequência (mas novamente, vocês sabem como sou ruim nisso de manter promessas com o blog, então não esperem muita coisa).
Sem mais enrolações, porque não pretendo fazer um post enorme PRESTA ATENÇÃO NISSO AQUI, estou aqui novamente para a blogagem coletiva do mês de julho do Togheter. Fazia tempo que eu não participava e quase que fico de fora na faxina :x porque não me interessava pelos temas, e apesar de não ter muito o que falar sobre o assunto do mês PRESTA ATENÇÃO DE NOVO, vamos tentar ajudar alguém.
Falar sobre sua área de profissão/carreira é o tal do tema -o que é meio contraditório pra mim, porque tenho uma luta eterna com esse aspecto da minha vida, então não esperem um post maravilhoso.

Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva do mês de Julho do Together, 
um projeto para unir a blogosfera! Para saber mais, clique no banner acima!

Começando do começo: sou formada em Letras. Meu curso durou 3 anos e a faculdade que eu fiz mudou a ordem dos anos (fizemos o 3º ano no lugar do 2º ano e vice-versa. Esse foi um dos motivos pelos quais fiquei desanimada ao longo do curso) e o complemento foi Libras e não Inglês (mas por curiosidade, eu posso dar aula de inglês no ensino médio porque tenho diploma de curso de inglês -de franquia mesmo).
Atualmente estou estudando Design Gráfico (tecnólogo, então são apenas 2 anos de curso e como comecei ano passado, termino em dezembro agora, de 2018). 
A profissão/curso sobre qual vou falar hoje será Letras (e aí vem o título do post: letrólogos. Quando estudávamos, a gente tinha um grupo no facebook que tinha esse nome por causa de uma brincadeira do tipo "quem faz Letras é o que?" e aí alguém respondeu "letrólogo!" e ficou. Enfim, não me pergunte o nome certo -NÃO É PROFESSOR- porque nunca chegamos num consenso).
Escolhi falar por tópicos pra não enjoar a leitura e pra ninguém se perder -eu mesma, no caso.


O que se estuda?
Obviamente, a grade curricular varia muito de faculdade pra faculdade, principalmente na quantia de tempo em que você estuda (por exemplo, eu estudei 3 anos, mas sei que na maioria das universidades o tempo médio é 4 anos, como qualquer outro curso de bacharel), mas algumas matérias/assuntos são similares.

Gramática 
Eu tive muita aula de gramática. Durante o curso todo. Todo semestre a gente tinha essa matéria (que tinha o título de 'Língua Portuguesa' -e suas variações, conforme os semestres andavam: I, II, III e etc). E aqui já vai a primeira dica: se você não suporta/não gosta de gramática, FUJA desse curso! 
Opinião pessoal: eu não posso dizer que sempre fui apaixonada por gramática, mas acho que meus professores ao longo do curso fizeram a coisa interessante (minha professora do último semestre passava exercícios constantemente e quando a sala estava vazia, a gente se sentava em roda e fazíamos exercícios e tirávamos dúvidas todo mundo junto. Isso ajudou MUITO). Lógico que tinha hora que tudo o que a gente queria era sair da sala e ir comer o hot-dog do tiozinho da esquina (em nossa defesa, o tiozinho do hot-dog da esquina da faculdade era super famoso, o cachorro-quente dele era todo especial, feito com maionese caseira, e ele até apareceu na televisão por conta disso). 
Mas dá pra aguentar sim, porque você vai descobrir coisas que não estudou na escola (a não ser que você tenha sido uma criança privilegiada e tenha estudado numa escola paga) e vai criar o mínimo de interesse pelo assunto (e vai começar a ter um hábito horrível de corrigir pessoas na sua mente).

Literatura 
Aqui eu não sei se deveria dividir, mas como o curso realmente varia, vou deixar em um só.
No meu caso, nós estuamos Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, e suas variáveis como Teoria Literária, Literatura Infanto-Juvenil e etc eu gostei mais da Brasileira, mas foi porque eu amava minha professora de lit. brasileira!, e foi desde o primeiro semestre também.
Se você tinha o hábito de ler livros na escola (ou ler livros num geral), não vai estranhar tanto. Dependendo dos seus professores também, eles podem indicar muitos livros ou não (no meu caso, eles sempre indicavam muito livros). 
Opinião pessoal: confesso que o motivo maior por ter escolhido Letras foi a parte da literatura. Sou apaixonada por livros desde sempre e as minhas aulas preferidas desde o primeiro semestre sempre foram as aulas de literatura.
E não fica chato não! Porque não é apenas "ler um livro" e fazer uns exercícios sobre ele; mais que isso, a gente mergulha no universo em que o livro foi escrito, analisando palavras, contexto, estilo de escrita do autor e muito mais. É uma coisa linda, com certeza a melhor parte do curso inteiro. 

A Língua Portuguesa 
Não é gramática de novo, calma! 
Eu tive outra matéria chamada Estudos Linguísticos (e suas variações: I, II, III e etc), no qual a gente estudava a língua portuguesa na raiz mesmo. Onde nasceu nosso idioma, como chegou no Brasil, hábitos da fala (e aqui já vai outra lição/dica importante: NINGUÉM fala errado. Essa era a primeira coisa que a gente aprendia e tínhamos que fixar isso na nossa cabecinha, porque vai abrir sua mente pra coisa melhores no futuro), as personalidades por trás do nosso idioma e muito mais.
Não consigo explicar direito, mas é uma parte bem necessária.
Opinião pessoal: no 3º semestre, se não me engano, nós tivemos até latim (não recomendo. Uma língua morta parecidíssima com o português, onde se conjuga tudo e todos e com características muito peculiares pro saco que eu não tinha -e nem tenho).
Mas prometo que a parte das origens é bem interessante!

Didática 
Generalizando, a primeira coisa que vem na cabeça de todo mundo quando eu digo que sou formada em Letras (quando eles não confundem com Pedagogia) é: "ah, você é professora então!". Então, sim, a "profissão principal" é professor. Básico.
Consequentemente, a matéria de didática (que seria uma matéria onde você "aprende a dar aula") é "necessária" e constante no decorrer do curso. Infelizmente. 
Opinião pessoal: como você pôde ver, era uma das matérias que eu menos gostava. Minha professora (foi a mesma por alguns semestres) ironicamente não tinha didática e as aulas eram monótonas e chatas. Acho que, de longe, foi a matéria que eu menos gostei. Bléh.

Matérias Gerais 
Claro que como em qualquer outro curso, tive que fazer aquelas matérias obrigatórias que nada tem a ver com o português, mas todo mundo tem que fazer coisas que não gosta alguma vez na vida, não é mesmo? E passa rápido, se você se concentrar nas partes boas e tentar ver pelo lado positivo.
No caso do meu curso foram (se eu me lembrar de tudo): Informática I e II, Ética, matérias pra ajudar no TCC e etc. 
Sem opinião pessoal, porque é obrigatório, e por mais que eu deixe claro aqui o quanto eu não gostava, cada um tem sua experiência pessoal, e você pode gostar da sua (vai saber, né?)

Related image

Onde trabalhar?
 Você pode ser professor, claro. A maioria das pessoas formadas em Letras escolhem esse curso com intenção de dar aula. A minha turma mesma, 98% das pessoas trabalharam ou estão trabalhando nesse ramo (mas saiba que o começo é como professor substituto e você provavelmente terá que fazer vários concursos pra ir subindo de cargo e... Enfim. Vocês sabem como é difícil para os docentes do nosso país).
 Outra opção é ser revisor -o meu objetivo. Você pode revisar desde livros dos mais variados assuntos (revisando gramática, mas se quiser revisar o tema, terá que fazer alguma especialização) até um simples post das blogueirinhas atuais. Mas como nem tudo são flores, a maioria dos trabalhos/freelas nesse ramo dependem de Q.I. = Quem Indica. Ou seja, você não vai entrar numa editora de livros a não ser que conheça alguém lá dentro :D (queria estar brincando, mas é a pura verdade)
 Você pode também ser colunista de jornais, portais e até se aventurar em outras águas que flertam com a literatura e a escrita num geral: TV e afins. Lembrando que: quanto mais alto você quiser chegar, mais difícil será. 
A vida é assim, amigos.

Pensei em colocar mais pontos negativos, mas acho que falei demais nesse post e provavelmente devo ter fugido do assunto original proposto pela Shana. 
Espero que, de alguma forma inusitada, esse post tenha servido de inspiração/ajuda/dica para você que acabou de sair do ensino médio e não sabe o que fazer, mas não quer cursar Administração por ser um curso genérico *pessoal de Adm, não joguem pedras em mim!*
Ou então, se você já tem um curso superior e sempre quis saber como era vivenciar uma faculdade de Letras. Enfim, qualquer um interessado.
Em todo caso, deixarei um aviso no início do post (se você chegou até aqui, você já leu), para evitar possíveis ilusões.

Até a próxima.
Tchau!

GIF esquisitão que eu achei sem querer aqui nos meus documentos, só pra você
 que leu esse post e ficou triste, quem sabe dê uma risadinha.

2 comentários:

  1. Olá! Acho que nunca tinha vindo a este blogue, tens de participar mais no Together, pareces ser uma pessoa super divertida e Faculdade de Letras é BEM assim!! XD
    Eu estudo Tradução na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e nós também temos cadeiras (disciplinas) de Português e Gramática e Literatura, etc., etc....
    Quando eu cheguei a uma dessas cadeiras (Dificuldades do Português, é basicamente todos os problemas e dúvidas mais frequentes dos nativos em Português Europeu), uma das primeiras coisas que o professor disse foi "aqui não se diz 'erro', pode ser uma agramaticalidade, uma frase estranha que não corresponde aos padrões da variedade-padrão, erros só os ortográficos". Essa disciplina foi muito útil para mim, aprendi tanta coisa nova e ganhei uma sensibilidade que não tinha antes em relação ao Português.
    Nós também podemos fazer revisão, mas o nosso curso, a meu ver, está mais orientado para "auto-revisão", podemos fazer revisões de textos de outras pessoas, claro, mas se calhar não temos tanta preparação quanto um estudante de Ciências da Linguagem ou um estudante que faça um major em Edição de Textos. Teoricamente podemos ensinar, mas... pronto, quem vai para Tradução quase nunca acaba no ensino, pelo menos nunca ouvi disso.
    Mas quem sabe se um dia não terei de ir ganhar uns trocos a ensinar línguas numa escola de línguas ou assim (espero que não, ser professora não está mesmo nos meus planos).

    P.S.: Essa coisa de ser quem indica enerva-me profundamente, já tenho lido livros que são traduzidos ou revistos por pessoas que têm o curso de Direito ou Economia (nada a ver). Devia haver legislação para proteger os tradutores e os revisores, acho que nos subvalorizam muito, mas pronto, quem sou eu para criticar lá os intelectuais.

    A Preguiça É Um Hobby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heria!
      Meu Deus, eu também não conheço vááários bloguinhos que participam do Togheter! Eu participei de bastante até, mas acho que você nunca me notou (assim como pelo visto, eu também nunce te notei :s).
      Obrigada por me visitar >.< Com certeza vou passar lá no 'A Preguiça é um Hobby' (que já me fez ficar super interessada, porque essa é uma frase que com certeza me define).

      Que legal que você estuda Tradução! Não sei se tem esse curso aqui no BR (em formato de ensino superior. Sei que como "curso normal" tem sim), mas acho específico demais, não é?
      Letras me abre um leque gradativamente maior!

      Nossa sim, sobre a parte do "erro": meus professores eram super chatos com isso, mas acredito que não tivemos muitos problemas porque quando se entende o conceito da ideia, fica mais fácil de aceitar (pra mim já virou normal).

      Então você faz tradução pra auto-aprendizagem mesmo? Ou pra traduzir livros e afins? Acho isso bem legal (como eu disse no post, esse era meu objetivo ao fazer Letras...). Eu trabalhei como professora de inglês pra crianças por 3 meses (kkkk), e gostei da experiência. Você não precisa ter um inglês perfeito, e tem que gostar de crianças :) Acho que vale a penas tentar algum dia, só pra ver se você gosta!

      Infelizmente isso do quem indica é muito real. A sim, a profissão dos revisores e revisores é suuuuper desvalorizada. O povo só quer saber de contratar um revisor quando vai fazer TCC. Aí você pega um livro pra ler (ou até um aviso desses de empresa mesmo, só pros funcionários) cheios de erros de gramática.... ¬¬'

      Enfim, obrigada pelo comentário!!
      Bjs! ;*

      Excluir

Bem vindo ao 'Dois Pontos'!
Obrigada por comentar!

Topo